Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Posts de agosto de 2009


Quando eu fazia parte do Big Bang Theory


Autor: Mafalda ~ 31 de agosto de 2009. Categorias: Cantinho das Monas.

Não, eu não participei da famosa série nerd de tv americana “Big Bang Theory”, mas eu vivi algo parecido  entre o colegial e faculdade, já que minha turma era formada de Nerds.

Então me identifiquei um pouco com a série, porque eles retratam bem na ficção aqueles tipos de nerds que conheci na realidade. Há alguns exageros é claro, mas se não tivesse isso  a série não teria aquela graça especial. Ah, e sem contar que eu não era nem loira, nem gostosa e burra. hehehe

Alias, acho que uma pessoa que convive com nerds, é tudo menos burra. Eles não aguentam pessoas burras por perto, por muito tempo.

Veja o meu grupo: o estudante de física, com idéias malucas, nerdzão que curte fórmulas matemáticas, palavreados que você tem que ter um dicionário à mão, preocupado com a organização da casa: ele sempre reclama quando vê bagunça na minha casa. O outro era (ainda é) o baixinho gênio, de óculos, introspectivo e irônico. Havia também o japonês, esperto e  mais extrovertido e quem dava em cima de tudo que era menina. Tinha o bonitinho, mas que não tinha nenhum jeito de chegar nas meninas então ia na cola do japonês. hehe. E tinha também aquele nerd, o mais alto do grupo, que virou meu melhor amigo, e adivinhem…  Havia também uma outra menina, que vira e mexe estava conosco. Ela foi fazer faculdade de artes plasticas, e sempre desenhava uns feijões se abraçando. Tinha um namorado que usava uma boina, e era todo romântico e chato.  Um dia estávamos todos na casa desta amiga, e ele chegou com vários botões de rosa e deu para cada um, para os rapazes inclusive. Imagina a cara de todos eles, e a piadas que vieram depois.

Mas esta menina não ficou no final com o cara de boina (ainda bem!) e sim com o baixinho gênio de óculos.

Bom, esta turminha ficou amiga pra vida toda. Até hoje a gente mantém contato. Só o bonitinho que sumiu, aliás sempre que ele arrumava uma namorada sumia. Ele era do tipo que dedicava atenção total e integral pra menina, e esquecia dos amigos.

Depois da época da faculdade, um dos rapazes do grupo que tinha se tornado meu namorado, entrou em um Laboratório de pesquisa e computação, e uma nova turma de amigos se formou. Também lá estavam físicos, engenheiros, matemáticos, pessoal de artes plásticas “cabeça”.  Era um ambiente de personalidades excêntricas, e muitos lembram os personagens do Big Bang Theory.

Então, a diversão de assistir este seriado é maior, já que faz lembrar de algumas realidades passadas! Falcão Azul por exemplo, morre de rir com determinadas cenas ou frases que os nerds soltam em cada episódio.

Beijos,
Mafalda


Tártaro


Autor: Rachel Barbosa ~ 31 de agosto de 2009. Categorias: animais.


Galileu antes e depois da limpeza de tártaro

Um dia seu bichinho aproxima a boca do seu nariz e você sente um cheiro desagradável. Ele está com mau hálito! Já passou por isso? O que você fez para resolver o problema?

Infelizmente, muitos dono de animais desconhecem a importância da higiene oral e acham que o mau hálito é normal. Estão enganados. Os problemas dentários não são apenas uma questão de cheiro desagradável para o dono. Uma boca em mau estado pode até mesmo levar seu peludo à morte.

Existe uma série de problemas de saúde que podem causar mau hálito em cães e gatos. O mais comum é o tártaro. O primeiro sinal é o mau cheiro, que ocorre antes mesmo que o tártaro se torne visível. Em seguida, começa a aparecer uma massa escura e dura sobre os dentes, próximo à gengiva. Se o problema não for tratado, essa massa pode cobrir completamente alguns dentes. Em estágio avançado, o tártaro causará a retração da gengiva e a conseqüente exposição da raiz do dente. A massa pode ter cor amarela, esverdeada e até mesmo preta.

Assim como ocorre com os humanos, o tártaro é resultante do acúmulo de alimento. Para evitar o problema, são necessárias algumas providências simples, mas que precisam ser rotineiras.

Em primeiro lugar, é preciso escovar os dentes. Sim, escovar os dentes. Começar desde filhote é melhor, mas não é impossível acostumar um animal adulto. Inicie utilizando o seu dedo mesmo, para que o bicho se acostume com algo estranho em sua boca. Existem no mercado várias pastas de dentes para animais (não use pasta de gente!), que facilitam o trabalho porque são gostosas para o peludo, além de efetuarem a limpeza. Em seguida, você pode passar a usar uma dedeira de borracha, vendida em pet shops. Eu, pessoalmente, acho mais complicado usar a dedeira do que uma escova, porque a dedeira é mais grossa. Experimente e veja o que se adapta melhor para você e para o seu pet. Escove todos os dentes com movimentos circulares, inclusive aqueles bem lá no fundo da boca, pelo lado externo da arcada e interno também. Alguns veterinários recomendam escovação diária, outros dizem que 3 vezes na semana são suficientes.

Além da escovação, outras coisas ajudam na manutenção. Toda semana dê pelo menos um osso mastigável se seu peludo for um cão. Não estou falando daqueles palitos, que são muito moles. Falo daqueles ossos brancos com nós nas pontas. Para comer o cachorro precisa mastigar muito. Como o material é duro, ajuda a limpar os dentes enquanto o bicho mastiga. Para cães de grande porte, ossos de boi também são bons (nunca de galinha!!!). Compre no açougue, ferva para limpar e depois de esfriar, deixe seu cachorrão se divertir à vontade. Não dê ração amolecida com água, nem comida de panela. Esse tipo de alimento deixa mais resíduos nos dentes. Um veterinário que conheço recomenda ração de grão grande, mesmo para os peludos de pequeno porte. O grão pequeno pode ser engolido com uma ou duas mastigadas apenas, enquanto o grão grande necessita de mais mastigações, assim acaba ajudando na limpeza.

Se o seu peludo já tem tártaro, o único modo de eliminá-lo será uma limpeza feita pelo veterinário. Parece com a limpeza que o dentista faz na gente, com a diferença que o animal precisa ser anestesiado. Anestesia é sempre perigosa, por isso a limpeza com o vet não é algo para ser feito toda hora. Os cuidados em casa irão diminuir a necessidade da limpeza profissional.

Agora vem a parte ruim. Sabe o que acontece se você não cuida dos dentes do peludo? O tártaro possui bactérias, que podem causar doença periodontal, ou seja, na gengiva, levando à perda do dente, ou mesmo à necessidade de arrancá-lo. Cada dente a menos na boca de um animal faz muita falta para ele se alimentar. Além disso, as bactérias que existem no tártaro podem entrar na corrente sanguínea, causando doenças em órgãos como coração e rins, e finalmente levando à morte.

Tá esperando o que? Vá comprar escova de dentes, pasta e ossos mastigáveis e comece já a cuidar dos dentes do seu companheiro!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br


Monacast 74 – Hayao Miyazaki, o Maior Diretor vivo de Animação


Autor: Mafalda ~ 27 de agosto de 2009. Categorias: podcasts.

Este é um Monacast Super Especial que queríamos fazer há muito tempo!
Nossos convidados são:  Livia Ramos, nossa ouvinte, e o Kanton, ex-diretor de animação da Maurício de Sousa Produções e ilustrador, que já participou dos monacasts 53 e 54.

Não vamos falar de Hayao Miyazaki, “somente” porque ele é um dos maiores, senão o melhor, o maior diretor vivo de animação atualmente! Mas também porque ele é um dos diretores que sabe como ninguém retratar o universo e  a psicologia feminina em um longa animado!

Suas protagonistas são sempre as mulheres, de crianças à jovens adultas. Seus filmes tem todo o requinte que uma animação da Disney, desde os seus cenários a construção dos personagens. E ele consegue ir além de Disney!

Se você nunca assistiu um Filme de Miyazaki, está perdendo uma maravilhosa experiência!

Fica aqui nossa homenagem a este Grande Mestre da Animação, que admiramos imensamente!

Beijos,
Mafalda

LINKS:

Compre as obras de Hayao Miyazaki no Mercato Monalisa!
Vídeo sobre Miyazaki e o Estúdio Ghibli: parte 1parte 2parte 3parte 4parte 5parte 6
Site em inglês sobre o Estúdio Ghibli e Hayao: clique aqui.
Site Oficial do Estúdio Ghibli (em japonês, claro): clique aqui.

DOS FILMES:
Totoro – A cena da Chuva
Princesa Mononoke – Ashitaka para a briga
O Castelo Animado – em português: uma das cenas iniciais
Ponyo – quando o menino Sosuke encontra Ponyo
Serviço de Entregas da Kiki – chegando na cidade
Porco Rosso – Trailer
A Viagem de Chihiro – o encontro com a Bruxa Yubaba

DAS MÚSICAS de Joe Hisaishi
Há um post dedicado somente à ele, com alguns vídeos do maravilhoso Concerto que fez para marcar os 25 anos de trabalho nos estúdios Ghibli. Confira aqui!

Quer comentar este podcast? Mande um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br

Beijos da Mafalda

Assine nosso feed no iTunes


Joe Hisaishi – conheça este Grande Compositor


Autor: Mafalda ~ 27 de agosto de 2009. Categorias: Mona POP, MonaCine.

Joe Hisaishi é um maravilhoso compositor musical e um grande nome no Japão! É dele as trilhas sonoras das animações do Estúdio Ghibli, de onde sairam Obras Primas como “A viagem de Chihiro”, “Princesa Mononoke”, “O Castelo Animado” e tantos outros filmes.

É dele também a trilha sonora do filme  “A Partida”  ( em inglês: Departures e em japonês: Okuribito ), ganhador do Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro.

Como o Monacast de hoje está relacionado com o Estúdio Ghibli e Joe Hisaishi, quis dedicar este espaço somente à ele, pelo maravilhoso trabalho prestado ao Cinema, à Animação e à Música. E minha maior pergunta: Como é que este homem ainda não ganhou um Oscar!!???!!

Não sabem do quem ou do que estou falando? Vejam e se encantem com estes vídeos do Concerto de Joe Hisaishi em homenagem aos 25 anos de trabalho para o Estúdio Ghibli, de Hayo Miyazaki. Como eu gostaria de estar presente neste concerto!


Emocionante e de arrepiar a interpretação da cantora japonesa.

Beijos,
Mafalda


Papo de Mãe na TV


Autor: Mafalda ~ 26 de agosto de 2009. Categorias: Mona em Família.

Amigos leitores que são Pais e Mães, tenho uma novidade legal para vocês, que recebi da amiga Clarissa que participa junta comigo de uma comunidade de mães.

Vai estreiar o programa Papo de Mãe na TV Brasil, canal 4 da NET, em Setembro agora.

As jornalistas e mães Mariana Kotscho e Roberta Manreza criaram este programa para conversar sobre filhos, e tudo que envolve a maternidade e paternidade (também!).

A cada programa, as jornalistas recebem outras mães, pais e especialistas em assuntos ligados à educação e à saúde dos nossos filhos em todas as fases da vida.
O resultado, neste programa semanal de aproximadamente uma hora, são trocas de experiências entre mães que ajudam a enriquecer nosso  conhecimento sobre “a arte da criação e educação dos filhos”.

Papo de Mãe é um programa imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. São os adultos de hoje conversando sobre como formar da melhor maneira os adultos de amanhã.

Confira neste vídeo a Mariana Kotsho falando um pouco sobre o Papo de Mãe, que é feito com muito amor e garra por um grupo de amigos, profissionais nas áreas de comunicação, tv e jornalismo. Parece que o programa será bem interessante!

Para ver blog do programa, com mais informações: só clicar aqui.
Beijos,
Mafalda

Vamos brincar de ler?


Autor: luizcarlosdacosta ~ 26 de agosto de 2009. Categorias: Mona em Família.

Hoje o post é exclusivamente uma dica para pais de crianças que tem entre 4 a 6 anos e estão começando a ler:O GIBI! Que delícia, penso eu nesse exato momento! Sinto uma nostalgia do tempo que lia, juntava e colecionava os meus gibis que meu pai trouxe com carinho várias e várias vezes.

Eles DEVEM ser utilizados como recurso pedagógico, pois estimulam o aprendizado e fazem a alegria das crianças.

Por várias vezes, na época quando minha filha começou a descobrir as letras, eu parava e pensava em como ajudar ela a aprender a ler e escrever sem fazer qualquer coisa maçante. Juro que até comprei livro de caligrafia para ela. Mas foi em vão. Enquanto era novidade, ela tentou, achou interessate, mas quando percebeu que entrou na repetição, desistiu na hora.

Mas o Gibi, tem um poder mágico! Ele alivia as atividades didáticas em sala da aula com o prazer de ler, a ludicidade, a criatividade e claro, o aprendizado.

Não havia parado para pensar nisso antes, mas já reparou que o Gibi ensina até a criança que deve haver um tempo para cada personagem falar, conceituando o diálogo?

Quando eu tinha a idade da minha filha, eu nem sabia o que era a letra A. Ela, para orgulho do paizão coruja aqui, já sabe ler com a maior fluência. E claro, enrosca nas palavras desconhecidas, mas nada demais.

Até agora, eu só assinei para ela a revista da turma da Mônica. Mas me lembro das revistinhas do Pato Donald & CIA e também do Recruta Zero.

E você, quais gibis vocês se lembram e quais atuais sugerem para crianças de 4 a 6 anos?

P.S.: o Maurício de Sousa tem Twitter: www.twitter.com/mauriciodesousa Quem seguir ele irá com o tempo, perceber que, existem vários roteristas que trabalham com gibi no twitter também. E não deixem de visitar o site da turma da Mônica, que tem várias histórinhas on-line para matar a saudade de ler um Gibi.


Mona Pop – Pitty


Autor: musicmoon ~ 25 de agosto de 2009. Categorias: Mona POP.

Depois de quatro anos sem lançar um álbum de inéditas, a cantora baiana Pitty lançou agora no último dia 11 de agosto Chiaroscuro, o terceiro de estúdio. O nome foi escolhido de acordo com a preferência dos fãs, que mandaram seus votos por celular. Entre as opções disponíveis estavam “Chiaroscuro” e “Entre o preto e o branco”.

Nascida em Salvador, Pitty foi criada em Porto Seguro. Passou por algumas bandas baianas independentes e, além de cantar, já tocou bateria. Ela está para completar 32 anos em outubro e está na carreira solo desde 2003.

Em seis anos de carreira, já ganhou em torno de 38 prêmios, como por exemplo no Video Music Brasil, da MTV, que a escolheu três vezes seguidas como vocalista da banda dos sonhos. A banda que acompanha a artista é formada atualmente por Duda (bateria), Joe (baixo) e Martin (guitarra). O primeiro single do novo disco é Me Adora, que foi lançado em julho passado.

Suas canções em geral falam sobre pessoas e tudo o que diz respeito a elas. Nas palavras de Pitty, “uma investigação sobre o ser humano como um todo”. Eu normalmente gosto das letras dela, principalmente pelo seu tema não ser muito abordado no cancioneiro brasileiro. Temos uma tradição muito forte de cantar nossos sentimentos de amor e sofrimento, e poucos expoem o ser humano a uma análise um pouco mais detalhada.

Também é, musicalmente, uma artista que me agrada bastante. Vemos por aí muita música não óbvia, que não remetem a algo já ouvido… mas isso é difícil de vir junto com música gostosa de ouvir. E Pitty junta isso muito bem. Além da bela voz, claro. Mesmo tendo esse estilo mais pesado, ela tem uma voz firme sim, mas limpa e de um timbre muito bonito, com bastante projeção e bastante técnica. Uma ótima artista brasileira da nossa geração.

Beijos,

Luana


Spike – você vai se apaixonar


Autor: Rachel Barbosa ~ 23 de agosto de 2009. Categorias: animais.

Outro dia chegou às minhas mãos o livro Spike – você vai se apaixonar, escrito pela catarinense Gisele Martins Neis, e publicado pela Ediouro. Me foi enviado um e-mail perguntando se estaria interessada em receber um exemplar para resenhar, fazer promoção, o que quisesse. Gosto muito de ler e leio QUALQUER COISA sobre animais. Acho que já deu pra perceber que adoro bichos hehe Aceitei e no outro dia, quando cheguei do escritório, o correio havia entregue o livro.

Peguei para “dar uma olhada” antes de dormir e acabei lendo nove capítulos. No dia seguinte terminei de ler no transporte e nas filas da Justiça do Trabalho. Só consegui parar quando o livro terminou.

A leitura é agradável e leve. A autora conta pequenas histórias de seu labrador preto chamado Spike. Dá vontade de conhecer o bicho! Claro que todo dono coruja “exagera” um pouco os dotes do seu peludo rsrs mas ainda assim o Spike deve ser um amor! Confesso que pensei que leria uma versão brasileira de Marley e Eu, mas me enganei. Embora tenha aprontado algumas na infância, Spike não é um labrador terrível como Marley foi. A narrativa também é muito diferente. No livro de John Grogan a história do cão serve de pretexto para as histórias da família e para reflexões sobre vida, morte, amizade, etc. O livro da Gisele é mesmo sobre o cão. Ela, o marido e a filha são meros coadjuvantes.

Um dos trechos mais divertidos foi sobre subir na cama quando o dono estava no chuveiro:

“Spike gosta de subir em nossa cama, mas nunca quando George está em casa (…). Quando George ia para o banho, fechava a porta e ligava o chuveiro, Spike mais que depressa pulava para nossa cama se aninhando ao meu lado. (…) Assim era todo dia. O chuveiro era acionado, Negão pulava para a cama, e, quando era desligado, ele descia e se portava como se nada tivesse acontecido. O maior cara de pau.”

Recomendo a leitura para quem tem cachorro e também para quem não tem, mas gosta. Diversão garantida.

Se quiser saber mais, visite o site http://www.spikevocevaiseapaixonar.com.br.

Ontem, dia 22/08, Spike em cão esteve numa livraria em São Paulo numa tarde de AUtógrafos. Morri de pena de não morar em Sampa e não poder ganha um AUtógrafo do Negão hehe

Quer GANHAR um exemplar? Então participa da promoção !

É só enviar para o e-mail “dizeroquepromo [arroba] gmail.com” uma foto legal do seu bichinho, acompanhada de uma pequena história divertida sobre ele. Ganhará o livro a história mais divertida, que venha junto com uma foto bonita, caprichada. Não vale inventar, tem que contar uma história verdadeira. É só puxar da memória que certamente você lembrará de várias histórias. Pode mandar mais de um e-mail, se quiser, cada um com uma história. O vencedor será contatado por e-mail para informar o endereço para onde devo enviar o livro.

Já recebi alguns e-mails e estou me divertindo muito com as histórias dos bichinhos!

Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br


Monacast 73: Festa na Floresta


Autor: Mafalda ~ 20 de agosto de 2009. Categorias: podcasts.

Mafalda e Eubalena reúnem neste Monacast os colaboradores e amigos da Monalisa de Pijamas (seguindo o desenho acima da esquerda para a direita): Doduti, Rachel Barbosa, Wagner Brito, Falcão Azul, “Mafalda e Eubalena”, Iskillo do Baú Pirata Cast, Mariana Bonfim, Luis e Jonny Ken – para uma “Conversa de Bar”, mas devido ao grande número de pessoas, iremos chamar de “Festa na Floresta”.

Divirtam-se com a muvuca! Se quiser comentar, mande um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br

Beijos da Mafalda

Edição do Monacast: Wagner Brito da RadioBla
Edição dos comentários de emails: Mafalda

Assine nosso feed no iTunes


Mona Cine: As Mulheres de Almodóvar


Autor: Mafalda ~ 20 de agosto de 2009. Categorias: MonaCine.

De todos os diretores da história do cinema, certamente o espanhol Pedro Almodóvar foi o que mais explorou o universo feminino em suas obras de uma forma contundente e sensível, mas também com pitadas de brega e melodrama. Abaixo uma lista dos 10 longas mais femininos de Almodóvar destacando as personagens eternizadas por estes.

Pepi, Luci, Bom e outras garotas de Montão (1980)

Pepi – Carmem Maura

Luci – Eva Siva

Bom – Olvido Gara

Primeiro longa metragem de Almodóvar, conta a história das 3 amigas que dão título ao filme que se envolvem com drogas, violência sexual e masoquismo na cidade quando o punk era a moda principal das ruas de Madri.

Labirinto das Paixões (1982)

Sexilia – Cecília Roth

Sexilia, como o nome deixa transparecer, é uma jovem ninfomaníaca que esta fazendo psicanálise para tentar se curar, mas os impulsos sexuais que a dominam a impede constantemente de finalmente se curar.

Máus Hábitos (1983)

Yolanda Bel - Cristina Sánchez Pascual

Yolanda é uma famosa cantora de bolero que, para fugir da morte de um dos seus amantes por overdose de heroína, acaba indo se esconder no convento das Redentoras Humilhadas onde precisa lidar com a paixão que a madre-superiora sente por ela.

O que Fiz para Merecer Isto? (1984)

Glória – Carmem Maura

Glória é a típica dona-de-casa que se desdobra em mil afazeres para que o orçamento doméstico consiga sustentar a ela, marido, sogra e dois filhos que dividem a mesma moradia. E para conseguir dar conta de tanto trabalho acaba se viciando em anfetaminas.

Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Pepa – Carmem Maura

Pepa é uma dubladora abandonada por seu companheiro. Desesperada, procura a todo custo saber de seu paradeiro e o porque dele ter a deixado para trás.

De Salto Alto (1991)

Becky del Páramo – Marisa Paredes

Rebeca Giner - Victoria Abril

Por conta da carreira de cantora pop, Becky abandonou sua filha Rebeca muito cedo. Após 15 anos, retorna a Madri para reencontrar a filha, mas a situação fica ainda mais delicada e constrangedora pois seu genro fora um de seus amantes.

Kika (1993)

Kika – Veronica Forque

Kika é uma maquiadora super bem-humorada, a prova de qualquer contratempo, mesmo que estes envolvam morte, assassinato ou estupro.

A Flor do Meu Segredo (1995)

Leo Macías - Marisa Paredes

Leo é uma famosa escritora de romances que se esconde atrás de pseudônimo de Amanda Gris. Mesmo com a obrigatoriedade por contrato de entregar 3 romances por ano, se vê acometida por uma crise de criatividade e passa os dias a espera de um telefonema de seu ausente marido.

Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

Manuela – Cecília Roth

Este longa, que deu a Almodóvar o Oscar de Melhor filme estrangeiro, conta a história de Manuela que perde seu filho de 17 anos em um acidente quando estava prestes a revelar a ele quem era seu pai.

Volver (2006)

Raimunda – Penélope Cruz

Filme que valeu a Penélope Cruz uma indicação ao Oscar de melhor atriz, mostra a vida de Raimunda, uma jovem mãe que protege a filha adolescente e desde a infância mantêm um terrível segredo.





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br