CIRCO: IMPRESCINDÍVEL PARA CRIANÇAS
Por Eubalena - 3 de junho de 2009. Categorias: Mona em Família.
Um teco-teco lá no alto anunciava a atração:
- Criançada! O circo chegou!
De imediato minha filha disse que queria ir! E antes que desse tempo de eu argumentar qualquer coisa, ela já disse que sabia que tinha ido ano passado e que o show era praticamente o mesmo, mas que ela tinha adorado e queria ir dar mais risadas novamente! Confesso que é impossível não atender um pedido desses. Mal lembrava ela, diante desse pedido, as várias emoções ela ia encontrar no circo mais uma vez.
Malabaristas, palhaços, mágicos, equilibristas, contorcionistas, acrobatas: todos esses personagens trouxeram a magia do circo para ela. Magia do grande espetáculo que ocorre ao vivo, sem efeitos especiais como vistos nos filmes. Espetáculo que tem a capacidade de mexer com as mais diversas emoções dela. Em uma mesma apresentação ela vê o desafio à gravidade, com os saltos dos acrobatas e os tombos do palhaço, que é a figura que sintetiza os erros humanos, mostrando o quanto é gostoso rir. Sempre haverá o encantamento no momento em que o trapezista dá um salto e parece que vai cair, nos movimentos dos acrobatas ou simplesmente quando o mágico tira um objeto de sua cartola e o palhaço tropeça no picadeiro
Acredito que a apresentação de circo através do seu caráter lúdico acaba estimulando a imaginação, trabalhando com a fantasia dela. Mesmo que ela não entenda o enredo de determinada história, certamente vai prestar atenção aos movimentos, às figuras e às cores do picadeiro.
Assistir a um show do circo com minha filha é uma experiência nova a cada ano. Ela cresce e tem percepções diferentes a cada vez que retornamos! E eu, o adulto, sempre me divirto com ela. E adoro a sensação de nostalgia do momento em que piso na escada que dá acesso à arquibancada: parece que estou ali como na primeira vez: radiante e com toda a felicidade e expectativa de uma criança subindo de mãos dadas com meu pai e minha mãe.
Por fim, perguntei para ela se havia gostado de ter ido ao circo e ela me respondeu com outra pergunta:
- Pai, ano que vem podemos vir de novo?
3 de junho de 2009 às 9:53
Imediatamente lembrei da Gê, cadê ela para comentar sobre palhaços? rssrrs
[Responder]
3 de junho de 2009 às 10:06
Verdade. Também lembrei da Gê!
[Responder]
3 de junho de 2009 às 10:11
Desde pequeno sempre achei circo meio “nhé”… Aliás, até meus amiguinhos na época não davam tanta bola pra circo.
[Responder]
3 de junho de 2009 às 10:48
O último circo que fui, faz tempo e foi o “Cirque du Soleil”, para ver a performance do “O”. Essa nova visão da atividade circense, mostra que antigos padrões de circos “mambembes” com animais, mulher barbada, etc saíram do ar há mais de 15 anos, entretanto, aqui ainda encontramos esses espetáculos fazendo a alegria da garotada.
[Responder]
3 de junho de 2009 às 10:56
Eu adoro circo, e sempre que posso dou um pulinho, mas hoje em dia é diferente de quando eu era pequeno.
Quase que tem que ser filho de papai rico para poder comprar os ingressos, que aqui em portugal são carissimos.
abraços
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:01
Circo a gente já tem em Brasília com esses políticos que vivem fazendo palhaçada.
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:13
O circo é espetacular, e a última vez que fui em um foi quando ainda era uma criança.
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:19
@Cadu @Mafalda,
A Gê é fã de palhaços, é?
@David Nery
Ainda bem que existe a diversidade. Já imaginou se todos gostassem da mesma coisa?
@Sem Noção
É isso aí! O Circo vive em evolução. O top hoje em dia é o “Cirque du Soleil”. Mas garanto que ainda existem os “mambembes”. Viajo direto para o interior e vejo uns na beira da estrada em cidades pequenas.
@Manoel
Não precisa ser em Portugual para o ingresso custar caro. Só na ida deste final de semana, entre o ingresso, lanchinho, foto de lembrança e um brinquedo foram R$150,00.
@Donademim
Hahehe, concordo! Mas é um circo dos horrores! Daí não vale para criancinhas!
@Superhomem
Aproveite a próxima oportunidade e convide uma criança para ir junto. Garanto que valerá a pena!
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:24
Conheço outro além do circo de Brasilia que a Donademim disse:
A minha vida é um circo!
Acreditem!
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:29
Interessante…
Quando eu era criança, circo era algo que eu não ia de jeito nenhum, não me apetecia.
Palhaço era a coisa mais sem graça do mundo.
E eu morria de medo do globo da morte e de alguém despencar da porra do trapézio.
Hoje, um quase “quarentão”, acho circo fascinante…
E o palhaço… É a parte que mais gosto.
Pena que em Bauru não tem vindo tanto circo bom ultimamente… O último foi há uns 3 anos, e era o do Beto Carrero.
Saudades!
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:39
Adoro Circo!
Quase que fui no começo desse ano em um desses bem chinfrim de bairro, pena que não deu certo, mas ainda vou! Quem sabe com minha filha. A mãe dela morre de medo de palhaço, mas nem vai junto mesmo! rsrs
[Responder]
3 de junho de 2009 às 11:54
porra, depois dessa tua explanação sobre o circo, até deu vontade de ir. E tem que ser caro mesmo velho. se for 10 reais n da pra pagar nem a produção das roupas.
só um detalhe; escreve mais pro povão porra!! cada palavra de elite do kct. as vezes eu tenho que pegar o velho aurélio p ler teu post! hahaha mas eu entendo. Flw
[Responder]
3 de junho de 2009 às 12:02
Eu fui pouquíssimas vezes ao circo qdo era criança, mas qdo ia as sensações que foram descritas no texto eram vividas! Cirque du Soleil ainda está nos meus planos, quem sabe um dia!
[Responder]
3 de junho de 2009 às 12:17
Nossa, falando em CIRCO: Nosso eterno BETO CARRERO deixou sua sucessora afilhada artistica “VIRGINIA DE MAURO a conhecidissima LULLY que, se prepara para novo CD MUNDO ENCANTADO e novo FILME em homenagem a BETO CARRERO.
Movida por DEUS ela é linda visitem YOUTUBE sessão TRAPINHAS
assistam ela com BETO CARRERO.
Agora já estão comentando que, pessoas que não gostavam de circo e do BETO CARRERO querem esconder o ultimo desejo de BETO CARRERO que era lançar VIRGINIA DE MAURO sua Embaixatriz do BETO CARRERO WORLD. Será algum diretor movido a maus advogados querendo colher os frutos de um homem que lutou em cima de um cavalo.
Mas, DEUS confiou com BETO CARRERO em um empresário polêmico na área de comunicação e amigo de BETO CARRERO e os circos voltaram a brilhar com o nome do BETO CARRERO.
Visitem o YOUTUBE sessão TRAPINHAS
[Responder]
3 de junho de 2009 às 12:21
Eu gosto mesmo é de ir no CIRCO VOADOR e assistir talentos como Mc’s Junior e Leonardo, Buchecha, Mc Marcinho, Tati Quebra Barraco, Mr. Catra, Isso sim é um espetáculo de Circo: O grande espetáculo do Circo Voador.
[Responder]
3 de junho de 2009 às 12:25
Falando em Circo Voador, lembrei do Nerdcast em que o Jovem Nerd disse que procurava o “tal” circo voador olhando pra cima!
Não tenho certeza, mas acho que é o Nerdcast 126 – Rock n’ Roll – 70/80 —> http://migre.me/1MN6
[Responder]
3 de junho de 2009 às 23:06
Ninguém sabe ao certo porque o nome do lugar é Circo Voador. Acho que é porque as arquibancadas ficam no mezanino e não no térreo. Será que é por isso?
[Responder]
27 de fevereiro de 2013 às 1:39
Olá!
Feliz ao ler um texto desses. Sou ator e faço aulas de Circo.
Os benefícios que isso traz ao corpo e a mente não podem ser contabilizados de tantos zeros numa mesma equação.
Levem sempre que puder uma criança ao circo, principalmente aquela criança que existe dentro de você. São Sempre tem bons espetáculos, mas as vezes vale a pena ir naquela cidadezinha afastada onde você viu uma lona num canto da estrada.
Circo além de vivo é mágico, e sinto isso a cada espetáculo que vou, e a cada vez que entro na lona para meus treinos semanais.
Abraços e até breve!
[Responder]