Adote um animal do Quintal de São Francisco
Por Rachel Barbosa - 20 de junho de 2009. Categorias: animais.
Infelizmente existem pessoas capazes de abandonar animais de estimação pelos mais variados motivos: “o cachorrinho cresceu muito e me disseram que ficaria pequeno”, a gata tem filhotes demais a cada cio, “a família vai mudar para apartamento e o cão está acostumado a viver em quintal”, etc
Em contrapartida, existem pessoas capazes de fazer qualquer coisa para ajudar animais abandonados. Uma amiga minha que mora em Tietê/SP, é incapaz de ver um animal abandonado na rua e não levá-lo para casa, mesmo não tendo condições financeiras de sustentar mais nenhum.
Muitas pessoas que abandonam animais já o fazem pensando que haverá um protetor ou instituição que os recolherá das ruas. Isso acaba se tornando um ciclo vicioso que não é benéfico para ninguém. Os desalmados continuam abandonando, os protetores continuam recolhendo e os animais recolhidos vivem em condições cada vez piores. Existem muitas organizações formais e informais no país que abrigam bichos com intenção de encaminhá-los para adoção. No entanto, em todas elas o número de adoções é sempre menor que o número de resgates.
Em meio a esse cenário, em 1957 foi fundado o Quintal de São Francisco, uma entidade ambientalista defensora dos animais. Além de realizar campanhas de conscientização, a fundação mantém um abrigo no bairro de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. No entanto, no final de 2008 o Quintal de São Francisco resolveu que encerrará suas atividades em março de 2010.
No site do Quintal a diretoria esclarece detalhadamente os motivos que levaram a essa decisão. Para que isso seja possível, a entidade está realizando a campanha “Adote um animal do Quintal de São Francisco”. Existem 183 cães para adoção e ainda outros 50 cães de grande porte hospedados no Município de Embú das Artes.
Para adotar é preciso ter 18 anos ou mais, comparecer ao abrigo portando RG , CPF e comprovante de residência, e assinar o Termo de Responsabilidade e Posse Responsável. Se você quer adotar mas não mora em São Paulo, entre em contato com a entidade assim mesmo, pelo telefone 11 2062-8263 ou pelo e-mail quintalfrancisco@terra.com.br . Talvez seja possível encontrar um meio de adotar. É possível ver fotos de alguns cães no álbum do Multiply.
Até o fechamento a instituição continuará funcionando normalmente. Por mês as despesas do abrigo somam R$ 25.000,00. Se você quer ajudar, mas não tem condições de adotar um cãozinho, pode fazer doações através de depósitos no Bradesco, agência 3130-5, conta corrente 21348-9; ou pode adquirir produtos na lojinha eletrônica. Consulte no site mais formas de ajudar. Finalmente, você ainda pode ajudar divulgando um banner do Quintal no seu site, blog, Orkut ou e-mail. Clique aqui e pegue um banner.
Adote um animal do Quintal de São Francisco!
Rachel Barbosa
http://rachelbarbosa.com.br
21 de junho de 2009 às 13:11
Aqui na minha cidade (São Carlos – SP) há a Arca de São Francisco que tem o mesmo objetivo. Visitei-a no começo do ano. É triste ver aqueles animaizinhos fofos com olhar de “Me adote, por favor!”.
Que realidade ruim esta de não poder oferecer abrigo aos animais por falta de verbas. Vergonhosa essa falta de sensibilização da Prefeitura de São Paulo em não ajudar o projeto.
[Responder]
5 de julho de 2009 às 20:50
[...] pouco tempo falamos sobre a campanha Adote um Animal do Quintal de São Francisco, um abrigo localizado em São Paulo, que fechará as portas em 2010. Esta semana um amigo do [...]
10 de julho de 2009 às 0:13
Vejo divulgações da Turma do Quintal no metrô e ao ler comentários aqui, entendi que a instituição vai fechar as portas. Fiquei triste. A prefeitura de SP deveria ter acões mais enéricas no sentido de castrar os animais de ruas, conscientizar a população e principalmente regulamentar a compra de animais, pois muitas pessoas compram animais e soltam nas ruas, de forma irresponsável.
[Responder]
13 de julho de 2009 às 8:21
[...] a gata tem filhotes demais a cada cio, “a família vai mudar para … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]
22 de abril de 2010 às 12:21
bom dia
sou de tiete interior de são paulo e estou procurando um filhote de cockers para adotar,caso possa me ajudar agradeço
aguardo contato
[Responder]
30 de janeiro de 2011 às 14:34
conheçam um abrigo modelo em Avaré
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/01/abrigo-modelo-para-animais-piccolina.html
O grande problema é o mesmo se sempre.
Enquanto o protetore está vivo, os animais estão bem. E quando morre o protetor, e todos nós morremos…
Se alguém tem boa sugestão por favor me conta
fransonvegan@gmail.com
[Responder]
7 de agosto de 2012 às 13:45
eu queria adotar um filhote de labrador e pouco tempo fiz uma cirurgia do coração e eu queria um amigo q foce um labrador vocês não tem um por ai pra adotar pra mim , brigado pela atenção
[Responder]