Porque fazer humor e podcast é uma arte
































Diário de Casamento – A MARCAÇÃO DA IGREJA



Por Eubalena - 21 de junho de 2010. Categorias: Cantinho das Monas.

noivinhos festa junina
Coró e seu amigão Isaac em homenagem junina ao casal Jônatas e Áurea!

Hoje falarei sobre o item mais importante da maratona que é organizar um casamento, isso se você quiser casar no religioso e não apenas no civil. Midori e eu, como somos católicos, vamos casar na igreja e percebemos que a marcação do dia pode ser um problema.

Primeiro você tem que escolher a igreja, o que pra algumas noivas indecisas pode levar um tempo, mas no nosso caso fui eu mesmo quem escolhi a igreja, pois foi nela em que eu pedia todas as quintas (prefiro ir nos dias vazios) para passar em um concurso e depois arranjar uma noiva bem humorada e fiel. Como mulher fiel está em falta no mercado, eu achei que passaria primeiro no concurso e depois apareceria a noiva na minha vida. Bom acho que Deus resolveu inverter a ordem da coisa e acabei conhecendo a Midori logo depois, por isso quero casar lá.

Com a igreja definida faltava marcar o grande dia e mais uma vez eu decidi que seria legal dia 3 de fevereiro de 2011, quando fazemos 3 anos de namoro e como dia 3 não cai em um sábado faríamos dia 5. Claro que a escolha do dia foi discutida com a noiva, mas ela é uma pessoa bem indecisa sabe….

Mas o problemas mesmo ocorreu quando fomos na igreja, muito felizes, marcar a data e a secretária da igreja nos disse que nessa igreja, como não há uma grande procura para casamentos, eles só abrem a agenda do ano que vem a partir do dia 1 de junho! Isso não só nos deixou apreensivos bem como as nossas família também, pois deste modo até o dia 1 de junho não poderíamos saber com certeza em que dia iríamos casar e como contrataríamos as milhares de empresas que fazem do casamento a evento que ele é sem saber exatamente o dia em que íamos casar?

Como dizem os americanos “Shit Happens!” e bem que corremos o risco de alguém aparecer mais cedo que nós no dia primeiro e marcar no dia em que queremos casar, pois esta igreja também só faz um casamento por noite. E não foi exatamente isso que aconteceu?!? No dia 1 de junho apareceu uma pessoa na igreja as 6 de la matina pra marcar no dia em que queríamos casar!

Bom, o resultado foi que vamos casar no dia anterior ao esperado, numa sexta-feira, mas isso não irá atrapalhar toda a felicidade e animação que o momento propicia a todo, principalmente aos noivos.

Pelo menos agora podemos marcar com o Buffet, os cerimonial e com toda a variedade de empresas que ainda vamos contratar com dia certo e ainda falaremos sobre isso nos próximas semanas. Não percam!

P.S.: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CASAMENTO NO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL:

- Certidão de Batismo para fins matrimoniais (atente-se a validade de 6 meses);
- Comprovante de Residência dos Noivos;
- Cópia da Identidade;
- Comprovante do Curso de Noivos (que tem validade de 1 ano);
- Habilitação Civil (caso o casamento seja religioso com efeito civil);
- Cópia da Certidão do Casamento no Civil (apenas para os noivos já casados no civil);
- Efetuar os Proclamas. Obs.: Se os nubentes forem de uma mesma Paróquia, efetua-se apenas um Proclama, senão, efetua-se um Proclamas em cada paróquia;
- Duas testemunhas maiores de 21 anos (não podem ser os pais).

É importante lembrar que, de acordo com o Novo Código Civil, também é possível se casar primeiro no religioso e depois registrar o mesmo no civil.
Para isso, é necessário que os noivos compareçam ao cartório, juntamente com as 2 testemunhas (após a cerimônia religiosa) com os documentos habituais (Certidões e R.G.), o Requerimento de Religioso com Efeito civil e o Termo de Religioso com Efeito civil, feito pela igreja, já com a firma reconhecida do Celebrante (que realizou a cerimônia religiosa) e dar entrada nos papéis de casamento no cartório.
Após 16 dias, em média, os noivos ou outras pessoas designada por eles, deve comparecer ao cartório e retirar a certidão de casamento civil.

Jônatas – O Noivo

Veja também:

12 Comentários to Diário de Casamento – A MARCAÇÃO DA IGREJA

  1. Luciana

    Eu sou fã da Coró.

    Essa menininha……
    Coisinha mais linda nesse vestido de noiva.
    Parabéns Euba

    [Responder]

  2. Jean Dangelo

    Heheheh a Homenagem da Coró aos noivos ficou muito legal..

    Realmente escolher a igreja, deve ser ser dificil, mas fico feliz que já tenha tudo em mente. Agora, a pergunta que não quer calar: Onde e quando vai ser a festa? hahahahah
    Felicidade pra vocês…

    [Responder]

    Jônatas Galasso - @jojonerd Brasília-DF Resposta:

    @Jean Dangelo, Que bom que gostou cara! A festa ainda não podemos afirmar onde vai ser pois ainda não fechamos, mas provavelmente vai ser em um clube perto da igreja e o dia sim vai ser 18 de março. Todos estão convidados se pagarem 60 reais na entrada! rsrsrsrs =D

    [Responder]

  3. Áurea Midori

    Adorei a coluna, amor. Ficou bem explicadinho os procedimentos.
    Não vejo a hora de conseguirmos marcar tudo.
    Hihihi…

    Adorei a homenagem que a Euba fez a nós. Espero ficar tão linda quanto a Coró.

    [Responder]

  4. Gisaiagami

    Nossa que belo artigo. Eu to bem longe de casar *fugi de dois noivados hauhauhau* mas sonho um dia estar entrando em uma igreja e tudo mais. É complicado todo o processo, e a data acho q e isso mesmo. Ja vi uma amiga que tadinha, tentou 6 datas e nenhuma disponivel.
    Mas o que interessa mesmo é o que falado: independente da data, nada atrapalha a felicidade quando dois querem
    Parabens aos noivos e a lisa pela matéria o/

    [Responder]

  5. LuizC

    Olá pessoas! Como diz o @caradosite…

    É! Esta cada vez mais perto, hein?!?

    Eu não tive problema com datas porque a cidade é pequena e minha sogra faz parte da organização da igreja e dai, já sabe… Não precisei ficar às 6 da manhã na frente da secretaria.

    Aliás, porque o senhorito não fez isso, hein? Mesmo tendo levantado a hipótese de alguém aparecer lá antes de voce? :)

    É isso aí!

    LuizC

    [Responder]

    Jônatas Galasso - @jojonerd Brasília-DF Resposta:

    @LuizC, Olá querido amigo.
    Você conseguiu marcar a igreja mesmo dormindo heim safado!? rsrsrsrs
    Em falar em dormir, pra gente aparecer na igreja as 6 da manhã precisaríamos acordar as 5 e sem falar que entramos no trabalho as 8 h né!
    Só pessoa que não tem NADA pra fazer conseguem estar la a esta hora rsrsrsrs =D

    [Responder]

  6. Elena

    OMG so many papers you need to book a wedding at a church! What terrible bureaucracy!
    Congratulations on deciding the wedding day! Keep writing, it is very interesting to follow your story!

    [Responder]

    Jônatas Galasso - @jojonerd Brasília-DF Resposta:

    @Elena, Hi Elena, I aways be very happy when I see your comments here! Brasil is a bureaucrat country unfortunately. But eventualy we pass all obstacles. Keep commenting please. =D キス

    [Responder]

  7. Luiza Frazão - Só Elas Produções

    Nuuusssaaaa!!!! Que preguiça esse tnto de coisa e doumentos e requerimentos para casar! Realmente eu tenho sempre que dar parabéns a vocês! Que maratona! Adoro ler o blog de vcs, e deixo aqui meu protesto!!! Jônatas… Àurea indiscreta??? Tenho certeza que JAMAIS! Apenas MULHER! Mulher tem que aparecer mesmo, tem que destacar, tem q ser demais! rs.
    Parabéns! Adoro o blog!!!

    [Responder]

  8. Clara

    Oi:-)

    Poxa um artigo bem legal e instrutivo também:-)

    Ah… o mais importante é que vocês conseguiram uma data:-)

    bjs

    [Responder]

  9. Cadu

    Escolher a igreja? Fácil, sem igreja. Próxima!

    [Responder]

Deixe seu comentário:





Busca

© 2007-2024 Monalisa de Pijamas - Todos os direitos reservados. Contato: mafalda [arroba] monalisadepijamas.com.br