Fazendo nossa parte
Por Doduti - 5 de maio de 2009. Categorias: Cantinho das Monas.
A mais simples de todas talvez seja evitar o desperdício. Seja de água, de energia elétrica, de papel ou de comida.
Essa propaganda do Instituto Akatu chamou minha atenção:
Uma pena que até hoje eu só tenha visto sua veiculação na TV Cultura. Ela chama a atenção, consegue passar muito bem a idéia principal e faz pensar.
Outra atitude muito simples de se adotar é separar o lixo reciclável. Alguns prédios e condomínios possuem coleta seletiva, mas mesmo que onde você more não exista nada disso, vale a pena jogar o lixo reciclável em um saco separado, pois antes dos coletores da prefeitura passarem, sempre passa algum “carroceiro” catador de lixo. É só deixar tudo em um saco transparente, onde ele possa identificar o material. É assim que nós fazemos aqui em casa.
Fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou lava a louça, trocar lampadas incandescentes pelas fluorescentes, pequenas atitudes que fazem diferença.
Sabia que existe até uma versão do Google que promete economizar energia? É o Blackle. Aparentemente, quando o monitor está todo branco, o consumo de energia é maior. Mas eu continuo com a versão clássica, hehe
E é assim, aos poucos, que vou tentando diminuir o impacto da minha passagem aqui pelo Planeta Azul (meu deus! que brega isso!!!).
Beijos da Doduti!
5 de maio de 2009 às 19:07
Doduti, a tela preta do Blackie somente ajuda a economizar energia para os monitores antigos de CRT. Nos monitores de LCD, praticamente não há diferença no consumo de energia com a tela branca ou preta.
[Responder]
5 de maio de 2009 às 22:52
Bom saber, Falcão. Sem peso na consciência por preferir layouts claros =)
[Responder]
6 de maio de 2009 às 23:45
Pois é! falta muita conscientização do pessoal! Aqui no prédio aonde eu moro, o gasto com a água é um absurdo, como diria o pessoal do Rapadura. Não estão nem aí!
E por falar em comercial, vi um ontem que falava da tecnologia da GE em dessalinização de água do mar:
http://www.youtube.com/watch?v=y19DPsHn2fc
Não achei o video em portugues.
Será que nossos problemas com a falta de água potável acabaram?
[Responder]
7 de maio de 2009 às 16:53
Eu estou enfrentando um problema em ser ecologicamente correta: Lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio, e por isos não devem ser jogadas no lixo comum, mass….
Não encontrei, até hoje, no estado de São Paulo, quem recicle lâmpadas fluorescentes compactas!!
Só existe uma empresa de reciclagem de lãmpadas fluorescentes, ams são daquelas grandes, usadas em escritótios… das compactas, que a maioria das pessoas usa em casa, não são reclcadas por ninguém!!!
O que faço?? Uso lâmpada comum e gasto energia demais, ou uso fluorescente e jogo contamino o solo com mercúrio???
(juro povo, até o momento, nem o google salva neste caso)
[Responder]
3 de julho de 2009 às 16:27
[...] Fazendo nossa parte [...]