Princesas
Por Mafalda - 4 de março de 2010. Categorias: divã da mona, Mona em Família.
Pegando carona no podcast sobre as princesas (muito bom!!)… fiquei pensando que, a maioria de nós, cresceu ouvindo as “mais belas histórias” sobre mocinhas à espera de um príncipe para resgatá-las do feitiço, da morte, da torre…
Sou fã de contos de fadas, acho que tem muito a nos ensinar; mas cá entre nós, a ideia do príncipe perdura no nosso imaginário!
Agora voltem um pouquinho! Aqueles príncipes são umas figuras sem sal, o cara aparece no final da história com um cabelo saído do salão (a chapinha já era moda), com uma roupa esquisita, beija a moça e!!! vamos casar e fomos felizes para sempre!!
Atualmente meu conto de fadas favorito é o Shrek, acho que ele é um verdadeiro representante masculino. Ele é o cara que tem seu espaço (pântano), cuida dele, tem suas dificuldades e desafios (como qualquer homem), demonstra seus medos (homem também tem medo!)..ah..sim, os príncipes encantados não! Normalmente mamãe resolve tudo por eles.
Voltando ao Shrek, ele tem uma alma maravilhosa; é capaz de amar, reconhece o valor de uma mulher ao seu lado, tem amigos (na sequência dos filmes, ele vai crescendo como pessoa). E, obviamente ele tem ao lado uma mulher real, a Fiona trabalha, não está o tempo todo desfilando na passarela, eles discutem, enfrentam desafios e constroem juntos.
Assistam aos filmes e comentem suas idéias….
Até mais…
Janaina Moutinho – colaboradora da Monalisa de Pijamas e autora do blog: http://janainamoutinho.blogspot.com
4 de março de 2010 às 11:19
Ahh…eu amo Shreck!!!!!! De paixão!!
Pareço boba, mas acreditem, eu choro qdo vejo o filme (o primeiro em especial).
O Shreck é bem próximo da realidade, é cabeça dura, mas aprende a demostrar seus sentimentos. Tem seu lado criança, divertido…e q mulher não gosta de homem q a faça rir?
A Fiona tbm é bem o esteriótipo de mulher moderna: cm a Janaina disse ela trabalha, é aventureira, luta pelo q ela quer, e não se importa de ter q sofrer concequencias “ruins” para conseguir oq qr. (No caso, ficar “Ogra” para sempre, desde q tenha Shreck ao seu lado!) Ela cuida da casa, cuida dos filhos, tem opinião propria, ajuda as amigas…enfim, uma MULHER de verdade!
É o conto de fadas mais real possivel, q contem uma lição bem clara, mas ao msm tempo não nos faz ficar sonhando com coisas irreais, inalcançaveis! Nunca seremos princesas de um Reino Encantado, onde os bichinhos cantam e dançam conosco…(inclusive no filme do Shreck, o passarinho explodindo tentando alcançar o tom da Fiona, é muito bom!! rs) E nossos “Principes Encantados” existem sim, porem: tem uma barriguinha saliente, gostam de futebol, cerveja, não cavalgam em um cavalo branco, o cabelo não é mais bonito q o nosso (mtos nem tem cabelo…kkk, não é o caso do meu…) Mas são nossos principes!
E o filme ainda mostra q não é simplesmente se casar para ser “Felizes para sempre!”. Com o ato de se casar passamos a LUTAR para vivermos felizes!!
Essa é a vida real! O amor existe, principes e princesas tbm, porém de uma maneira mais “Shreck” de ser!!
Bjus meninas!
[Responder]
4 de março de 2010 às 11:22
Desculpem pelo tamanho do comentario, me empolguei!!rs
Bjusssssssssssssssssssss
[Responder]
Mafalda Resposta:
março 4th, 2010 ás 12:38
Imagina Fê, adorei seu comentário. E acho que a Janaína vai adorar tb, o seu e o da Áurea.
Bjs
[Responder]
Janaina Moutinho Resposta:
março 4th, 2010 ás 20:05
Olá Fê e demais comentaristas…Mafalda tem razão é ótimo ler os comentários de vcs….adorei!!bjs
[Responder]
Fê Marconi Resposta:
março 5th, 2010 ás 8:47
Ahhhh… Brigadu Meninas!! Fiquei tão feliz por vcs terem respondido meu comentario!!
Bjusss…
Continuem com o ótimo trabalho!
Sucesso!! >.<
4 de março de 2010 às 11:54
Oi meninas. Concordo com vcs plenamente. Esse negócio de príncipe lindo, maravilhoso não está com nada, sou a favor dos gordinhos carinhosos e amáveis, hihihihi…
Sabemos que a realidade não é as dos contos da Cinderela, a bela adormecida, acho que são bem a cara do Shrek e da Fera (da Bela e a Fera). A Fera também é um homem amargurado, com sua aparência assustadora e com o tempo a mulher consegui desdobra-lo e ver o lado bom das coisas.
Sei também que com o tempo o q era um príncipe (lindo, musculoso) com o tempo caí tudo, a beleza externa vai embora e o que sobra é uma pessoa amargurada. Prefiro a Fera o Shrek que mesmo feios conseguem manter seu bom humor e estima altas.
Sou a favor de fazerem filmes mais realistas.
bjs milll
[Responder]
4 de março de 2010 às 13:13
Eu gosto mais do jeito da Fiona, Mulan. Quando estou jogando a inspiração fica mais na Xena, to jogando rpg medieval demais rsrs.
Para mim, importa é a pessoa, a idéia de principe encantado não foi muito presente quando criança. Eu sonhava mais em ser uma pesquisadora e cientista. Considero que amadureci rapido e apegada ao real quando meu irmão caçula nasceu e exige até hoje cuidados especiais.
Eu encontrei meu namorado por acaso num curso extra escolar e foi conversando normal. Sem cantada, sem balada. SEm espectativas demais sobre ele.
[Responder]