Homens e Deuses – um filme para contemplar e pensar
Por Mafalda - 21 de abril de 2011. Categorias: MonaCine.
Um belo filme, apesar de te deixar com o coração apertado…. afinal foi inspirado em um fato real, envolvendo terrorismo.
Mostra a convivência pacífica entre pessoas de religiões diferentes e que só querem o bem dos outros. Também mostra estas pessoas a mercê do Mal, e como isso porá a prova sua fé, sua confiança em Deus, e tantas outras coisas mais.
Baseado em fatos reais, conta a história de 8 monges franceses que vivem em um mosteiro na Argélia nos anos 90. O mosteiro fica em um povoado muçulmano que convive em paz e respeito com os monges. Mais que isso, os monges prestam assistência médica, escrevem cartas para os que não sabem escrever, e são amigos dos muçulmanos.
Porém ,um grupo extremista começa a atacar e matar pessoas na região, e o povoado - principalmente os monges – se tornam alvos dos terroristas.
Eles terão que decidir se abandonam o mosteiro e a comunidade que sempre se sentiu segura com a presença deles, ou se ficam, correndo o risco de vida.
Não é o tipo de filme “pipocão/ fast-food”. A narrativa é contemplativa e simples como a vida dos monges. Então vá preparado, pois estamos acostumados a cenas rápidas, ação-reação-ação estilo video game, trilha sonora a toda para estimular nossas emoções, e poderemos achar o filme muito parado. O diretor não utiliza deste meios visuais e sonoros para mexer com nossos sentidos, mas faz a emoção e o envolvimento brotar da razão e da excelente interpretação dos atores.
Gostei muito da crítica que o Marcus Cramer fez sobre o filme. Confira no blog “Melhores Coisas”
E tiveram dois críticos de cinema que deixaram com muita vontade de ver o filme, já me preparando para o estilo “parado” da película. A primeira foi a Isabela Boscov – crítica da revista Veja. E o segundo foi o Pablo Villaça, que mesmo não sendo religioso (tendo se declarado ateu em uma determinada ocasião) , fez uma crítica elogiando muito o filme.
Homens e Deuses é um filme para deixar os preconceitos de lado, e assistir com o espírito contemplativo.
Feliz Páscoa!
Mafalda
26 de abril de 2011 às 22:31
Filmaço! Muuuuuuto bom!
[Responder]
28 de abril de 2011 às 14:51
Quero muito ver este filme, mas, ao que parece, não estreou ainda em Brasília. Espero que seja neste fim de semana.
[Responder]
12 de junho de 2011 às 23:18
Vi o filme e gostei muito. Vale a pensa ver, Concordo com o comentarário feito no vídeo acima. é uma filme contemplativo! Lindo!
[Responder]