PijamasTech 2- Pedido de desculpas, antivírus, etc
Por jonnyken - 8 de fevereiro de 2009. Categorias: pijamastech.
GRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Não tem como… Qualquer pessoa, pelo menos uma vez ao dia, perde a paciência com alguém ou com alguma coisa. Isso deve ser comum aos seres humanos desde que surgiu o primeiro Homo sapiens, há uns 150 milhões mil anos (correção by Fugita).
O problema é quando essa explosão de raiva não acontece com aqueles que gostamos, e sim com quem convivemos que, provavelmente, não nos perdoarão e jamais esquecerão a discussão. Isso pode acontecer dentro de empresas ou até mesmo em grupos de trabalho de faculdade (eu já vi várias amizades terminarem depois do relatório de Ecovegetal, lá na biologia).
Outro dia eu escrevi no meu blog sobre como evitar esse tipo de problema. Hoje vou tentar dar algumas dicas de como apagar o incêndio.
1- Evite discussões em lugares muitas pessoas
Nada de começar a gritar com a outra pessoa em local cheio de gente. Isso vale para uma discussão tanto em sala de aula quanto no ambiente de trabalho. Se você for de uma posição superior (chefe, gerente, líder da equipe, etc), tenha consciência que fazendo isso, seu subordinado estará mais preocupado com a vergonha do esporro em público do que com o problema em si. E isso sempre gera uma ira interna que vai remoendo e aumentando com o tempo!
Se for discutir, prefira um ambiente isolado. Demonstrar poder não o faz um líder mais respeitado.
2- Escolha sempre as mesmas armas
Nessas horas é muito difícil controlar-se, mas tente sempre não fugir do assunto em uma discussão! Se o assunto for “entrega do relatório”, não parta para “porque sua mãe é uma gorda e feia”. Se você achar que tem razão, rebata, mas com as mesmas armas.
3- O senhor tem razão
Obviamente, nem sempre a briga é por um motivo fútil… Pode acontecer da pessoa enraivecida com você ter um motivo real, e com razão. Mesmo se ela vir com uma raiva desproporcional, convém analisar as causas e, se realmente a culpa for sua, um rápido “sinto muito” pode evitar maiores problemas.
4- Não fuja do local de discussão
Se você está quebrando o pau em um grupo de discussão na internet, mantenha a conversa por lá! Sair para continuar a discussão em outro lugar é covardia com o outro lado, principalmente se for feito as escuras ou com “armas diferentes”.
5- Saiba pedir desculpas
Se após a discussão você perceber que fez besteira, nada de publicar uma notinha de rodapé no jornalzinho da rua. Se a discussão foi em público, o pedido deve ser feito no mesmo local e em circunstâncias parecidas. Essa coisa de dar esporro na frente de todo mundo e pedir desculpas na sala privativa não funciona. Como eu disse anteriormente, a pessoa ficou mais preocupada com a vergonha do que com o motivo da bronca em si.
E ai? Mais alguma dica? Deixe um comentário…
Qual o melhor antivírus?
“Jonny, qual o melhor antivírus?” (Eubalena australis, blogueira e podcaster, SC)
Para mim, escolher uma marca de antivírus é como escolher uma marca de gasolina, de carro, de time de futebol, de operadora de celular, etc… Eu posso demonstrar diversos fatores porque A é melhor que B, mas o principal motivo é “porque eu gosto”, e isso é totalmente pessoal (e até mesmo passional).
Recentemente, a Infoexame fez uma rápida reportagem sobre os melhores antivírus de 2009. Basta ir ao site deles para ver o resultado.
Mas eu conheço várias pessoas que não utilizam antivírus. Além de ficar com o micro mais rápido (menos processamento), com a internet já é possível criar um vírus no Japão e em menos de 1 segundo ele contaminar um micro no Brasil, ou seja, mesmo com seu antivírus atualizadissississimo, seu micro continua desprotegido.
O melhor a fazer é evitar a chance de pegar um vírus. Ai vão algumas dicas:
1- Mantenha seus programas atualizados!!!
Todos os programas, principalmente os que acessam a internet, devem estar sempre atualizados, utilizando a última versão disponível do site. A maioria deles possui atualização automática, mas é sempre bom você verificar manualmente. Para ver a versão, normalmente basta ir em “ajuda > sobre” ou “help > about” do programa e comparar com a versão disponível no site.
Um programa desatualizado é uma porta aberta para vírus ou intrusos terem acesso ao seu computador sem que você perceba, mesmo com o melhor antivírus instalado! Por exemplo, se você ainda navega na internet com o Internet Explorer 6, provavelmente você tem uma cultura de vírus em seu computador e não sabe!
2- Jamais “clique AQUI”
Em qualquer email que tiver “clique AQUI”, não clique!! Grandes probabilidades de ser um vírus!
3- Cuidado ao instalar programas
Nada de ficar clicando em “Next > Next > Next > Next > Next” na hora de instalar programas, principalmente os baixados da internet. Vários deles possuem uma tela “Deseja instalar esses 300 softwares também?”. Esses “spywares” enchem mais o saco do que os vírus em si!
4- Tenha um Firewall
Esse pode ser uma pauta para a próxima coluna, então não vou explicar o que é. Mas é importantíssimo ter um em seu computador, principalmente se ele estiver ligado diretamente na internet (sem passar por algum roteador com firewall antes). O Windows XP já possui um bem simples, então pode se preocupar um pouquinho menos.
5- Cuidado com sites-clones ou “phishing”
Sempre digite o endereço do site na URL antes de colocar a senha. Existem muitos sites “clones” que são colocados no ar somente para roubar sua senha! Não se esqueça de verificar a presença do “cadeadinho” no navegador!
6- Atualize sempre seus programas
Eu já disse isso? Sim, mas não custa sempre lembrar: ATUALIZE SEUS PROGRAMAS!!!
Gadget da Semana
Esse eu vi no Digital Drops, do meu amigo Nick Ellis.
Este incrível robô-boneca da empresa japonesa Little Island possui webcam, caixa de som, sensores sensíveis ao toque, motores que movimentam o boneco, são capazes de reconhecer comandos de voz, simulam sua própria voz usando um software especial.
O que fazer com um boneco desse? Ele pode sentar ao seu lado e ler seus feeds RSS ou fazer chamadas em VoIP. FANTÁSTICO!!! Eu quero um desses de dia das crianças! Será que o dolar vai cair? Custa aproximadamente U$4.500,00!
Maiores detalhes no site Digital Drops
Até domingo que vem!
8 de fevereiro de 2009 às 13:16
Esse métodos para manter a calma em uma discussão são bem vindos em todas as situações, ate mesmo dentro de um relacionamento.
———-
Aqui em casa já usei vários programas que pelo menos tentavam proteger a minha maquina, encontrei no ano passado o programa ESET – Smart Security – Business Edition.
Ele consegue de uma forma muito boa bloquear programas e arquivos indesejados.
———-
Parabéns pela coluna – abraços.
[Responder]
8 de fevereiro de 2009 às 16:38
Não li o texto ainda com a devida atençao, mas nao posso deixar de falar das fotos!
a cara de malvada da amanda (que nao comina com cara brava pq é um doce) ta tudo!
as fotos me lembraram muito as da Despertai!
[Responder]
8 de fevereiro de 2009 às 19:30
OH! Que bunitim as duas fotos do casal, adorei!!!
Jonny, você gosta de criar ou ou “ser” um personagem, pelo photoshop ou nas fotos. Já pensou em fazer teatro?
E gostei das dicas! Por mais que a gente saiba uma coisa ou outra, é sempre bom lembrar!
Beijos da Mafalda
[Responder]
8 de fevereiro de 2009 às 20:46
Hahahaha, parece fotonovela!
[Responder]
8 de fevereiro de 2009 às 20:50
Adorei o post, mas eu ainda acho que tudo se resolve com um pedido de desculpas… mesmo com aqueles em que a nossa relação não é muito estreita. Mesmo a gente tendo razão, depois de uma discussão pedir descukpas por alguma coisa que foi dita que ofendeu sempre é necessário. Bom, eu faço isso…
Bjão!
[Responder]
9 de fevereiro de 2009 às 8:41
Impagavel as fotos e as poses da Amanda e do Mr Ken!
Agora, vou dar um tiro no fanboy Jonny, melhor anti-virus? Nao usar o Windows! Simples assim! Com tanto Linux e Mac por ai, pra que se preocupar com virus?
Abracos!
[Responder]
9 de fevereiro de 2009 às 9:45
o Ricardo Macari tirou as palavras do meu teclado!
em pleno 2009 ainda ser refém do ruindows? não dá!
[Responder]
9 de fevereiro de 2009 às 10:00
Macari & Nilson
Tá… Linux, Unix, Mac… São mais robustos e mais seguros teoricamente, mas vocês sabem que boa parte da segurança do computador é responsabilidade do usuário. O simples fato de você não atualizar um programa, independente do SO é uma brecha para pegar qualquer coisa, seja um vírus, um h@cker, etc…
[Responder]
9 de fevereiro de 2009 às 13:53
Não é que ficou parecendo foto-novela mesmo?! kkkk Nem lembrava mais que isso existiu. Parabéns pelo texto Jonny.
[Responder]
9 de fevereiro de 2009 às 16:38
Se eu tivesse tirado todas as fotos que eu queria colocar no Post, iria ser realmente uma fotonovela! rs r sr s
[Responder]
11 de fevereiro de 2009 às 18:07
Meus parabéns Jonny ótimo post
Geralmente em discussões de trabalho eu peço desculpas mesmo achando que estou com a razão, as vezes compensa mais pedir desculpas por algo que você não fez do que ficar se desgastando tentando provar seu ponto de vista
[Responder]
12 de fevereiro de 2009 às 12:03
legal as dicas, sempre fico meio cabreiro quando um programa anuncia sua pretensão de fazer um upgrade, mas fazer o quê? tempos pós-modernos.
e cara, devo estar velho mesmo… para problemas na firma íamos ao bar, para vírus tomávamos um chá e gadget era o nome original do inspetor bugiganga.
[Responder]