Monacast 53: Oscar 2009 de Animação
Por Mafalda - 12 de fevereiro de 2009. Categorias: podcasts.
Mafalda e Eubalena trazem convidados super especiais para falar dos Concorrentes ao Oscar de melhor Animação em 2009. Vamos falar do favorito Wall-E, Kung Fu Panda e Bolt, sendo todos em formato 3D.
E nossos Convidados são:
Kanton – Ilustrador e animador, tem 30 anos de carreira: animador de comerciais famosos, foi diretor e coordenador geral de animação no estúdio Maurício de Souza Produções.
Alguns trabalhos:
César Freitas – Jornalista e Apresentador do programa HQ & Cia da All TV. Especialista e colecionador de quadrinhos e animação.
Como além dos concorrentes em animação do Oscar, falamos também sobre a Animação 3D x Animação 2D, Disney, Hanna Barbera, turma da Mônica, Bob Esponja, etc, dividi a conversa em duas partes. A primeira é o Monacast 53 sobre o Oscar, e a segunda parte – na semana que vem -um bate-papo sobre animação (geral).
Eu e a Eubalena participamos do Podcast Spin-off, sobre Seriados Americanos. Confiram aqui!
Quer comentar este podcast? Envie um e-mail para monacast@monalisadepijamas.com.br.
Beijos da Mafalda
Assine nosso feed no iTunes
12 de fevereiro de 2009 às 23:03
A questão que pega é o lance de algo que parece real e uma ainamção com seus cacoetes. É como comparar o Superman desenhado pelo Alex Ross com o desenhado pelo Frank Quitely, são duas linguagens diferentes, mas ótimas cada uma a seu modo. Como botar um Panda ao lado do Wall_E, e julgar? Mas, falando do Wall-E, o que eu gostei é que é um filme feito sob medida para o cinéfilo e agradável para as crianças. Não é um carrinhos, é algo com a dimensão do cinema, isso que foi legal. Na sessão que eu fui um garotinho perguntou para o pai se ele estava chorando, pois o filme tem uma carga de emoção, tem um roteiro bem acabado, mesmo que não seja um primor em dialogos, mas tb com o Wall-E pudera. Mas, a linguagem visual é tão rica, cara, que se torna algo que ultrapassa barreira de idioma ou que seja. O Wall-E é o Michael Phelps da animação.rsrs. Não tem igual, insuperável. Mas, levando em conta o que a Mafalda falou, realmente falta um Peten Pan, ou a Chirriro como falaram aí, asas da imaginação de uma criança, aquele olhar que só elas tem. Hoje em dia fazem um desenho para adulto, mas se criança gostar está blz. Inversão de valores.
É isso aí.
Beijos Mafalda, Euba e Phoebe, né, não vou deixar de mandar beijo prá ela também. E valeu os desenhistas aí pela presença.
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 8:18
Baixando, muito interessado no tema. Comento depois.
Abração.
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 9:31
Baixei pelo iTunes e veio o “3 coisas pra se fazer antes de morrer”, com o titulo do de Animação.
Mais alguem com o mesmo problema???
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 10:06
Thiago. Verificamos e era um problema do WordPress.
Para quem tentou baixar pelo iTunes, pode baixar novamente.
Problema já foi corrigido.
Obrigada pelo aviso.
Bjs
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 14:08
Ainda estou ouvindo o cast, mas já estou chorando de rir da Robô Phoebe.
É a cara da Mafalda fazer “essas coisas malucas” como ela mesma já disse, hahahahaha!
Muito boa a idéia Mafalda.
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 16:15
Eu gosto de animação e logo fui ouvir esse cast. Lembro que meu namorado falou muito que eu ia quase dizer que fofinho quando olhasse para o Wall-E e não sou desse tipo muito o máximo que digo é simpático. Vou assistir, principalmente, pela história e também para aproveitar o meu tempo livre. Agora é só esperar o próximo monacast.
Já ouvi o diário da Phoebe, estou esperando o próximo também.
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 16:18
Oi Monas, adorei o tema desse cast!
Muito bem colocada a menção ao Hayao Miyazaki, adoraria que vocês realmente fizessem um cast sobre esse magnífico diretor! =D Eu recomendo a maioria das animações dos estúdios Ghibli… principalmente o clássico “Meu amigo Totoro”, “Porco Rosso” (e seu charme “vintage”), “Kiki Delivery Service”, “Mimi wo Sumaseba” (Whisper of the heart). Já que vocês conhecem os famosos “Viagem de Chihiro” e “Castelo Animado”, que tivemos a felicidade de ver no cinema.
A história do Gato (Cat Returns) eu não sei se recomendo, ele é a animação de menor qualidade técnica dentre os mencionados e a história é infantil beirando o besta. Não sei nem se as crianças vão curtir esse aí.
Também NÃO assistam “Tales of Earthsea”, um grande fiasco da Ghibli dirigido pelo filho do Miyazaki. É ruim, mal feito e chato de doer. Provavelmente “Pom Poko” não seria do gosto de vocês pela carga de bizarrice estritamente oriental. *risos*
Dentre as animações do estúdio, destacam-se também “Nausicaä do Vale dos Ventos” (que tem um clima bem “Duna”), “Mononoke Hime”, “Castle in the Skies Laputa” e “Hotaru no Haka” (cemitério dos vagalumes, animação adulta. Assistam se quiserem morrer de chorar – sem as crianças na sala, por favor.)
Quanto ao Ponyo, eu ainda não me decidi se gosto ou não. É uma espécie de adaptação de “A Pequena Sereia”. A premissa era interessante, mas o filme em si é mais infantil e mais surreal do que eu estava esperando. No entanto o estilo da animação é muito bonito. Acho que foi acertado do Miyazaki não colocar o filme para concorrer a esses prêmios, como vocês disseram. Faltou a profundidade dos trabalhos anteriores.
Não sei o que vai acontecer quando o Miyazaki se aposentar para valer (todo ano ele promete), mas espero que não seja o filho dele a assumir as novas produções.
É isso, beijinhos!
PS: Mafalda, falando de animação adulta, saindo um pouco do Japão, PERSÉPOLIS é imperdível, não deixe de assistir. É uma animação baseada em quadrinhos alternativos iranianos.
[Responder]
13 de fevereiro de 2009 às 16:28
Obrigada a todos pelos comentários!
Tanko, também já assisti a Kiki, Porco Rosso, Totoro (meu primeiro contato com Miyasaki), Laputa, Mononoke e Nausicaa. Grandes filmes! O Hotaru no Haka não tive coragem de ver, muito triste.
Miyasaki é único… como todo gênio.
Persépolis conheço, mas não tive ainda tempo de procurar o filme e assistir. Me falaram muito dele.
Valeu!
Beijos,
Mafalda
[Responder]
14 de fevereiro de 2009 às 14:20
Gostei muito do podcast.
Meu voto vai para WALL·E com seu jeito desajeitado e gracioso.
Qual é a primeira música que toca na leitura de e-mails?
Beijos, Monas
[Responder]
16 de fevereiro de 2009 às 16:08
Otimo cast meninas ..eu adorei Wall-E e espero que ele ganhe um oscar de animação.
O interessante seria se os filmes de animação tivessem mais premiações no oscar, talvez assim o mundo conheceria outros filmes mais desconhecidos fugindo um pouco da Disney ..Pixar..Dreamworks..etc.
[Responder]
17 de fevereiro de 2009 às 12:23
Muito legal =)
Também estou torcendo por Wall-e. Eu assisti Wall-e e Kung Fu Panda, adorei ambos e cada um tem suas particularidades.
A Disney realmente perdeu um pouco o caminho nas animações. Colocaram na cabeça que o problema deles eram as animações 2D e simplesmente partiram para o 3D achando que fosse resolver (resultado… “Galinho Chiken Little”)
Quem sabe eles conseguem se encontrar agora que estão voltando aos contos de fadas com os filmes “A Princesa e o Sapo” e “Rapunzel”.
[Responder]
17 de fevereiro de 2009 às 12:25
@Rafael:
Você se refere aos 2’30″?
Se for, é “Cadê teu Suín-?” (LOS HERMANOS), e é ótima, vale a pena conferir.
Para mim não tem discussão para o Oscar de melhor animação: é “WALL-E” na cabeça. Sério, não tem discussão.
Belo trabalho, meninas. Um beijo.
[Responder]
17 de fevereiro de 2009 às 12:37
Aliás, só mais uma coisa: querem ver algo REALMENTE traumatizado por “Procurando Nemo”? Assistam “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho.
[Responder]
17 de fevereiro de 2009 às 14:18
Olá, Monas.
Adorei a Phoebe Robô! Isso deve ter dado um trabalho sensacional na edição, mas pelo menos assim nós, ouvintes, não sentiremos tanto a falta da monalinda de voz meiga.
O tema desse programa foi ótimo, adoraria ter participado de um papo tão legal e repleto de conteúdo quanto esse. Aguardo ansioso pela continuação na próxima semana.
Beijos,
[Responder]
17 de fevereiro de 2009 às 18:11
Obrigada Dudu!! Legal que gostou da Phoebe Robô.
Como temos o carnaval aí, talvez esta segunda parte do bate-papo fique para depois do Carnaval.
Beijos da Mafalda
[Responder]
18 de fevereiro de 2009 às 0:50
Muito engraçadinha, Dona Mafalda!!!! Deixa estar…! (risadinha maquiavélica)!
[Responder]
18 de fevereiro de 2009 às 6:56
Mega-canelada minha!!! A trilha da leitura de e-mails é, na verdade, “Cher Antoine”, e não “Cadê Teu Suín-?”, do mesmo disco do LOS HERMANOS, “Bloco do Eu Sozinho”, de 2001.
[Responder]
19 de fevereiro de 2009 às 20:57
Na verdade, não é essa não. É a que toca aos 3min37seg.
A Phoebe-Robô foi uma ótima ideia, mas nada como a verdadeira.
=D
Beijos
[Responder]
3 de julho de 2009 às 16:39
[...] Monacast 53: Oscar 2009 de Animação [...]
27 de agosto de 2009 às 21:37
[...] de animação da Maurício de Sousa Produções e ilustrador, que já participou dos monacasts 53 e 54.Não vamos falar de Hayao Miyasaki, “somente” porque ele é um dos maiores, senão [...]
30 de agosto de 2009 às 13:37
[...] Monacast 53: Oscar 2009 de Animação [...]